2017/10/13

Tablets Nvidia Shield sem Android 8

O Shield pode ter sido um dos melhores tablets dos últimos anos, mas a Nvidia já veio dizer que não irão receber actualização para o Android 8.0.


Não é propriamente novidade o facto de o mercado dos tablets estar a anos luz daquilo que os smartphones representam em termos de vendas. A Google nunca conseguiu aproximar-se daquilo que a Apple apresenta com o iPad, e também não parece muito interessada nisso (veja-se a ausência de tablets nos lançamentos dos últimos anos). O Shield da Nvidia era uma preciosa execpção, com bom conjunto de características e desempenho a preço acessível... mas agora vai fazer-se sentir o peso da idade.


A Nvidia diz que irá disponibilizar uma actualização para o Shield K1, mas que será baseada no Android N, e que não irá haver actualização para o Android O - algo que na verdade não se poderá criticar demasiado, considerando que são tablets que já estão no mercado há 2-3 anos. (O Shield K1 foi um "refresh" que na prática manteve o hardware do modelo anterior.)

Talvez o que seja mais importante descobrir, é se a Nvidia planeia lançar um sucessor à altura, com um novo tablet Shield com Android 8.0 que possa continuar o bom nome de família iniciado por estes modelos.

6 comentários:

  1. Haverá no entanto grande possibilidade de vir a ser lançado via lineageos. https://wiki.lineageos.org/devices/shieldtablet

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há se a nVidia lançar as sources - o que não me parece - ou se alguém as martelar do Nougat para o Oreo.

      Eliminar
  2. Também não o esperava, já teve mais versões do que seria de esperar.

    ResponderEliminar
  3. O novo Pixelbook é o que o Google apresentou para substituir os tablets Android topo de gama, que apesar de não ser um tablet, tem a possibilidade de se dobrar no modo tablet e tem um hardware bem potente com CPU de PC (tudo numa caixa com 10mm de espessura sem ventoinhas ;) só é pena o preço (deve dar para comprar 5 nVidias Shield K1) e não estar à venda por cá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um Chrome OS... embora supostamente vá correr apps Android (o que nem sempre funciona da melhor forma).

      Eliminar
  4. Alguma info sobre a versão BOX? Nvidia Shield TV usa um CPU X1...

    ResponderEliminar