2017/11/12

I'm Back dá vida digital às câmaras analógicas antigas


De tempos a tempos lá vai surgindo a ideia de reaproveitas as velhas câmaras SLR analógicas aplicando-lhes um qualquer tipo de tampa traseira com sensor digital, e aqui temos mais um: o I'm Back.

O I'm Back está a tentar tornar-se realidade por intermédio do Kickstarter, novamente propondo a substituição das tampas traseiras das câmaras analógicas por um sistema que tem um sensor digital, capaz de captar fotos e vídeo através das suas lentes.

A ideia é interessante mas parece estar com dificuldade em conquistar apoiantes. Até ao momento apenas 200 pessoas se mostraram interessadas, com o projecto a ter angariado apenas 33 mil euros dos 85 mil euros pretendidos.

Também não ajudará que, embora se anuncie como uma tampa digital de 35mm, não temos efectivamente um sensor de 35mm como nas DSLRs mais dispendiosas; mas sim em sensor de dimensão bastante mais reduzida (e económico), que irá tirar uma foto à imagem projectada pela câmara num pequeno ecrã que fica na posição do negativo. Ou seja, em vez de se ter a foto projectada directamente no sensor, estamos, na prática, a tirar uma foto "à foto".

... Penso que por muito que se desejasse algo deste tipo, a maior parte dos nostálgicos já se resignou a que as suas câmaras antigas serão para continuar a usar com película... e para trabalhar em digital, nada como uma câmara nascida com esse propóstio.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)