2017/11/24

Mate 9 já tira partido do Project Treble


Os benefícios do Project Treble estreado no Android 8.0 Oreo ainda vão demorar algum tempo até se fazerem sentir nas actualizações dos smartphones no mercado, mas há quem já comece a demonstrar a sua validade... num Mate 9 da Huawei.

Pela primeira vez foi possível validar as potencialidades do Projecto Treble fora do círculo da Google e OEM. Este feito foi conseguido com um Huawei Mate 9, smartphone lançado o ano passado com Android Nougat, e que de certa forma até poderá servir como uma chamada de atenção à OnePlus, que recentemente anunciou que os seus OnePlus 5 e 5T iriam ter Android 8 mas sem Project Treble.

Como o update oficial do Android 8 para o Mate 9 está algo atrasado, foi utilizada a versão de testes que a Huawei disponibilizou. Depois de varias tentativas e muita experimentação, foi possível instalar uma ROM AOSP no Mate 9 sem a necessidade de alterar o kernel que a marca chinesa disponibiliza na sua versão do Android. Esta versão ainda apresenta alguns problemas, mas o developers crêem que os vão conseguir ultrapassar com facilidade.

Este feito tem particular importância, pois poderá servir de base de trabalho para outros projectos e, sobretudo, garantir que a partir de agora a actualização do Android passará finalmente a ser mais célere e a chegar a mais equipamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)