2017/11/26

NASA inventa pneus metálicos "confortáveis"


Não é fácil inventar pneus capazes de enfrentarem todo o tipo de superfícies, especialmente quando o ponto de assistência mais próximo está a milhões de quilómetros de distância, noutro planeta; mas a NASA acredita ter encontrado pneu ideal para a exploração espacial, e até para circular na Terra.

Os pneus metálicos dos rovers marcianos têm demonstrado a dificuldade em resistirem às rochas e piso mais rígido que tiveram que superar, mas desta vez a NASA aposta num pneu metálico com uma concepção radicalmente diferente: em vez de um pneu completamente rígido, é feito de uma malha de uma liga com memória, que é capaz de conjugar a função de tracção com a do próprio amortecimento e adaptação a todo o tipo de terreno.

No fundo, quase poderá ser considerado uma (grande) evolução do rover lunar que permitiu aos astronautas das missões Apollo explorarem um pouco mais do nosso satélite natural do que poderiam fazer simplesmente "aos saltinhos" - e o objectivo é que no futuro possa vir a equipar novos rovers que explorem Marte e outros planetas ou luas.

... Com um pouco de sorte, até pode ser que se tornem adequados para certos tipos de veículos cá na Terra... com a vantagem de que nunca será preciso ver se têm o nível correcto da pressão de ar. :)

1 comentário:

  1. E devem ter uma capacidades de travagem espectacular... é de parede a parede...
    upss na lua não há paredes ;)

    ResponderEliminar