2017/11/13

Notch remover esconde o recorte do iPhone X


Depois dos wallpapers que disfarçam o recorte no topo do ecrã do iPhone X, eis que chega uma app que tenta facturar à custa disso, adicionando uma barra preta para "esconder" o recorte.

Demonstrando que há sempre gente com olho para o negócio pronta a ganhar dinheiro com os temas do momento, eis que surge esta app Notch Remover que promete esconder o "notch" no ecrã do iPhone X da Apple. Desta vez a técnica é bem mais básica do que a tentativa de camuflar o recorte com elementos da imagem, limitando-se a aplicar uma barra preta numa imagem à nossa escolha, que depois deveremos definir como imagem de fundo (algo que qualquer pessoa poderia fazer ela própria num programa de edição de imagem.)

O mais curioso é que esta app tenha conseguido chegar à App Store e passado o processo de aprovação da Apple, já que a Apple pediu expressamente aos developers para que não tentem disfarçar (nem realçar) elementos do ecrã, como os cantos arredondados, o recorte no topo do ecrã, etc. É certo que tecnicamente esta app poderá não o fazer, mas disponibiliza uma forma fácil que resultará nesse mesmo intuito... Embora, como tenha dito, o mesmo poderia ser feito em praticamente qualquer outra app de edição de imagem... pelo que não haveria muitas formas da Apple conseguir evitar a utilização de um wallpaper "recortado" - ou do sempre original "wallpaper transparente" que mostra o interior do iPhone X.

Como já referi anteriormente, penso que nesta fase a maioria dos possuidores de iPhones X já nem se preocupa com o recorte... mas seguramente estará com vontade de perguntar à Apple quando é que chega a opção que permita esconder a barra que fica no ecrã na parte inferior quando se está dentro de qualquer app!

3 comentários:

  1. Ainda bem que não é um "crotch remover"! Isso era preocupante para elementos do sexo masculino :)

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente não encontro utilidade que justifique fazer um smartphone com este recorte no ecrã mas, há negócios para tudo e todos e gostos não se discutem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando apenas por questões funcionais: aquela area é para os sensores, nao pode ser ecrã. Se puxasses o ecrã para baixo, ainda ias ter a status bar com as horas e rede a roubar espaço... Assim, parece-me um bom equilibrio para aproveitar o espaço útil.
      Por exemplo, no mi mix 2, tens o "ecrã total", e uma das coisas que "irrita" é depois teres sempre a barra de estado no topo a "desperdiçar o espaço"... seria indiferente lá ter um recorte ou nao (especialmente se permitisse remover a margem em baixo, onde meteram a câmara).

      Eliminar