2018/01/09

Actualização do Windows para o Meltdown/Spectre está a crashar PCs com CPU AMD


Relembrando-nos que toda e qualquer actualização é sempre uma operação arriscada, a muito aguardada (e necessária) actualização para mitigar o Meltdown e Spectre nos Windows está a ter efeito adverso nalguns computadores com CPUs AMD.

A Microsoft já tem tido a sua dose de actualizações problemáticas do Windows, e parece que - infelizmente - a actualização KB4056892 que deveria prevenir a vulnerabilidade do Meltdown e Spectre está a crashar computadores com CPUs Athlon da AMD.

Não fosse o caso bastante grave (imaginem o que é arrancarem o computador para aquilo que pensam ser uma actualização de rotina e descobrirem que afinal ficarem sem acesso ao PC) e quase se poderia considerar isto caricato, já que os CPUs AMD não são susceptíveis ao Meltdown, ao contrário dos CPUs da Intel. E para complicar mais, esta actualização não cria num ponto de recuperação, pelo que nem sequer há forma fácil para tentar reverter a situação - havendo também alguns utilizadores que dizem que nem mesmo reinstalando o Windows conseguiram voltar a um estado funcional (e outros que, assim que o instalam levam com a actualização, repetindo o ciclo - pelo que será conveniente fazerem a instalação sem acesso à internet, pelo menos até conseguirem desactivar as actualizações automáticas).

... Faz-nos lembrar porque motivo é tão importante que a aceitação das actualização seja algo que fique a cargo dos utilizadores, em vez de serem impostas à força sem forma de as impedir/evitar... não é Microsoft?

2 comentários:

  1. Podias ter arranjado uma imagem de um CPU Athlon......

    ResponderEliminar
  2. Aconteçeu comigo com um Intel e ckashou e nao deu para fazer nada !
    Unica soluçao é fazer um restauro do sistema e mesmo assim dá erro ( deve ser porque o anti-virus nao deixa ) !
    A unica soluçao foi por um disco do Windows a fazer o recover "mas" como imagem do sistema .

    ResponderEliminar