2018/01/19

AI da Microsoft é capaz de desenhar o que descrevermos


Depois de uma AI capaz de ler e compreender textos (melhor que um humano), a MS traz-nos uma AI capaz de desenhar aquilo que se pedir.

O sonho de poder recorrer a uma inteligência artificial como ferramenta criativa parece estar cada vez mais próximo. Com o mais recente sistema AI da Microsoft, temos um bot que é capaz de desenhar coisas como "um pássaro amarelo com asas pretas e bico curto".

No fundo acaba por ser o inverso dos sistemas de reconhecimento de imagem que temos visto serem melhorados ao longo dos últimos anos, e que actualmente são capazes de descrever em detalhe praticamente qualquer imagem que se peça. Se nesses sistemas poderíamos ter imagens que seriam descritas; neste temos a criação da imagem a partir da descrição dada... com resultados que, mesmo não sendo perfeitos... são bastante inspiradores.


Facilmente se pode imaginar que, daqui por uns anos, quando se estiver a meio de um trabalho onde seja preciso uma qualquer imagem - e uma pesquisa no Google não revelar nenhuma imagem como a que queríamos - se possa simplesmente pedir a um destes assistentes digitais para criar a imagem respectiva: por exemplo, um automóvel a passar numa ponte em frente ao por do sol, com uns pássaros a esvoaçar ao longe.

... Levando ainda mais ao extremo, estes assistentes podem permitir-nos fazer storyboards que posteriormente possam ser convertidos em filmes gerados inteiramente com imagens produzidas pela inteligência artificial. E, mais do que tirar o trabalho a quem se dedica a essas actividades, o que vai permitir é que esse tipo de criação artística fique ao alcance de muitas mais pessoas - incluindo aquelas que poderão não ter tido oportunidade para terem formação nessas áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)