2018/01/30

Facebook facilita eliminação de spam em grupos


Um dos problemas de quem gere grupos no Facebook era lidar com potenciais novos membros que apenas lá iam deixar spam, mas agora torna-se muito mais fácil eliminar todo o lixo que deixassem no grupo com um simples clique.

Quando se está a criar um grupo no Facebook aberto ao público, o objectivo é permitir que todas as pessoas participem. Infelizmente, assim que o grupo começa a ter uma dimensão razoável, começa-se também a ser alvo de contas de spam, que apenas entram no grupo para deixar mensagens indesejadas em dezenas ou centenas de posts no grupo.

Embora fosse fácil remover o membro do grupo, o trabalho seguinte, de percorrer todos os posts para eliminar manualmente todos os comentários indesejados que esse membro, era algo bem mais frustrante e moroso! Algo que fazia com que se fosse bastante mais selectivo ao aprovar novos membros (ter em conta a data de criação da conta, o número de amigos, etc.), mas potencialmente deixando de fora membros com boas intenções... e mesmo assim não evitando que contas de spam continuassem a ser aprovadas por estarem "bem disfarçadas".

Felizmente, o Facebook resolveu lidar com o assunto, e agora os gestores do grupo, quando detectam um membro a fazer spam, têm a opção de o remover e simultaneamente eliminar todos os posts e comentários que tenha feito nos últimos 7 dias; e também declinar automaticamente membros que tenham sido convidados por ele nesse mesmo período.

É uma ferramenta muito bem vinda e que será preciosa para todos os que gerem grupos do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)