2018/01/20

NASA testa reactor nuclear Kilopower para gerar energia em Marte


Um dos requisitos essenciais para qualquer missão espacial é a necessidade de energia, e isso torna-se ainda mais crítico quando se consideram missões tripuladas a outros planetas. Para uma eventual missão humana a Marte a NASA já está a testar reactores nucleares compactos, cujos testes iniciais têm sido promissores.

O projecto Kilopower da NASA consiste em reactores nucleares compactos, disponíveis em versões com potência diferenciadas (de 1KW a 10KW), e que permitiriam manter um habitat em Marte (usando-se vários dos de maior potência).

Embora fosse simpático pensar que seria possível sobreviver em Marte apenas por conta de energias renováveis, a sua menor exposição solar, baixas temperaturas durante a noite, e frequentes tempestades de poeira, fazem com que seja obrigatório equacionar uma fonte de energia capaz de lidar com todas essas dificuldades... como é o caso destes mini-reactores nucleares.

O primeiros testes têm sido promissores, e estão agendados mais testes para os próximos meses, em que se irão levar estes reactores ao limite da sua potência máxima.

5 comentários:

  1. E pronto, lá vamos fazer noutro planeta aquilo que melhor fazemos na Terra: produção de lixo e poluição.

    ResponderEliminar
  2. Ups, então estou desatualizado. Afinal já começámos! :/

    ResponderEliminar