2018/02/01

Apple remove Telegram da App Store


Os fãs do Telegram que o tentarem instalar a partir da App Store vão descobrir que a app desapareceu, aparentemente por ter violado as regras quanto a "conteúdos inapropriados".

Actualização: já regressaram!

Tanto o Telegram, app de mensagens bastante popular, como o Telegram X, uma nova versão experimental recriada de raiz para explorar novos interfaces, foram removidos da App Store. Uma situação que obviamente levanta bastantes questões - tendo em conta que a app Telegram tem estado na App Store há muito tempo sem qualquer problema - mas que estará relacionada com as regras relativas a "conteúdos inapropriados".

As recomendações da Apple contêm efectivamente algumas entradas a respeito de apps que possam apresentar conteúdos criados pelos utilizadores (como é o caso), e que por isso deverão implementar: um sistema que filtre conteúdos "indesejados" antes de serem publicados pela app; um mecanismo que permita reportar conteúdos ofensivos e que tenha direito a resposta em tempo útil; a possibilidade de bloquear utilizadores ofensivos; informação de contacto (dos criadores da app) facilmente acessível.

É bem provável que o Telegram não tivesse todos esses pontos implementados, tendo a Apple deixado a app disponível até que começassem a surgir queixas em maior volume quanto aos ditos "conteúdos inapropriados". Mas por outro lado, também se coloca a possibilidade para que esta remoção tenha sido orquestrada por concorrentes, criando o próprio problema e inundando a Apple com reclamações. Seja como for, as recomendações que a Apple faz são pertinentes para qualquer app de mensagens - especialmente a nível de se poder bloquear quem nos tentar chatear; pelo que agora resta esperar que o Telegram regresse rapidamente com todos os pontos cumpridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)