2018/03/13

App Calendar 2 para Mac tentou gerar criptomoedas mas já desistiu da ideia


Quem instalar a popular app Calendar 2 da Mac App Store poderá ficar surpreendido com o uso intensivo do seu computador, pois a mais recente actualização da app vem com uma funcionalidade inesperada para este tipo de programa: um gerador de criptomoedas.

Ter uma app de calendário a gastar CPU e bateria de forma intensiva não será propriamente a melhor maneira de manter utilizadores, mas pelo menos neste caso isto não está a ser feito às escondidas. Os utilizadores podem optar por usar a app gratuitamente com funcionalidades reduzidas, optarem por pagar para desbloquearem todas as funcionalidades, ou então terem acesso a tudo "gratuitamente"... deixando que o seu computador gere criptomoedas (Monero) a favor dos criadores da app.

... O problema é que a app vem com alguns bugs que fizeram com que este sistema se tornasse num verdadeiro pesadelo que arruinou por completo as boas intenções com que tinha sido feito...



Para começar, um dos bugs fazia com que o sistema de mineração de criptomoedas funcionasse a tempo inteiro, mesmo que o utilizador não o tivesse escolhido; e para piorar a situação, em vez do processo de mineração se limitar a gastar entre 10% e 20% do CPU, como era pretendido, estava a utilizar todo o CPU de forma exagerada (alguns utilizadores relataram utilizações de 200%!)


Em resultado disto, os criadores da app optaram por mudar completamente de estratégia e anunciar que esta modalidade de mineração iria ser removida por completo para evitar qualquer tipo de suspeitas que o seu interesse fosse abusar dos seus utilizadores... Certamente terão percebido que a boa reputação que demorou anos a conquistar se poderia evaporar numa questão de dias por conta de um incidente como este... e no processo, poderão ter ajudado a fazer com que outras empresas mudem igualmente de ideias quanto a adicionarem a geração de criptomoedas às suas apps como forma de pagamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)