2018/03/19

ASUS lança monitor ProArt PA32UC 4K HDR com local dimming


Normalmente quando se fala de monitores há sempre muitos que se enquadram naquilo que gostaríamos de ter mas que depois não têm uma ou outra característica que consideramos importante (ou desejável), mas este ProArt PA32UC da Asus arrisca-se a ter tudo o que se possa desejar.

Os monitores 4K (e os televisores) popularizaram-se com uma velocidade recorde, sendo agora considerados a resolução de referência para qualquer novo monitor e podendo ser encontrados já a preços bem decentes. Dito isto, no campo do HDR as coisas são bem diferentes: se nos televisores 4K os modelos OLED se podem gabar de criar imagens HDR fascinantes, nos LCDs são ainda poucos os que o conseguem fazer... a não ser nos modelos mais dispendiosos.

É precisamente isso que a Asus transpõe agora para os monitores com este ProArt PA32UC. Este monitor 4K de 32" não só conta com uma gama de cores calibrada que atinge os 100% do espaço de cores sRGB, 99.5% Adobe RGB, mais de 95% da DCI-P3 e 85% Rec. 2020, com conta com um painel retro-iluminado com local dimming e 384 zonas de iluminação independentes que podem atingir os 1000cd/m2 - o que lhe permite apresentar conteúdos HDR como devem ser, e obter a certificação Ultra HD Premium.

Como seria de esperar num monitor desta gama, também não faltam opções de ligação, contando com 1 porta DisplayPort 1.2, 4x HDMI 2.0b, 2x Thunderbolt 3 USB-C, 1 hub USB (2x USB 3.0, 1x USB 3.0 Type-C) e ainda entrada e saída de áudiovia fichas 3.5mm para tirar partido das suas colunas integradas de 3W. Sem esquecer que este monitor pode fornecer ate 60W de energia via USB-C Power Delivery.

Para ser perfeito, só lhe fica a faltar suporte G-SYNC - embora se compreenda que não seja um monitor que seja direccionado para jogadores, mas sim para quem faz trabalho gráfico e pretende a máxima qualidade de imagem - e claro... temos também a pequena questão do preço, pois este ASUS ProArt PA32UC tem um preço de referência de 2440 euros. É pena... por momentos até foquei a pensar que tinha encontrado o meu novo monitor! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)