2018/03/19

Sony explica remoção da ficha de 3.5mm nos Xperia XZ2

Um dos aspectos que está a ser alvo de maiores criticas nos novos Xperia XZ2 é a ausência da habitual ficha de 3.5mm para headphones; e a explicação da Sony deixa bastante a desejar.


Os Xperia XZ2 e XZ2 Compact apresentados no MWC são mais dois smartphones que se despedem da ficha de 3.5mm dos headphones. Não que este facto seja novidade, pois é uma tendência que tem vindo a ser seguida por algumas marcas, mas é sempre curioso ver que explicações as marcas dão para essa remoção, que continua a angustiar muitos utilizadores que não se querem converter a headphones bluetooth nem ficar dependentes de adaptadores para usarem os seus headphones com cabo - embora neste caso da Sony... possam não satisfazer:

Porque removeram a ficha de headphone no XZ2 e XZ2 Compact?
Faz parte das alterações para o nosso novo design Ambient Flow. Para criar um design bonito e integrado os nossos designers tiveram que remover a ficha. Além de que estamos conscientes de que o mercado está a seguir a tendência de se mudar para headphones wireless em vez dos headphones com cabos.

Mas continua a ser possível usar headphones com cabo nos XZ2 e XZ2 Compact?
Sim, ambos vêm equipados com um adaptador. E também suportam Hi-Res Audio.

Depois de a Asus reconhecer que o ZenFone 5 tem um notch porque é uma tendência, agora é a Sony a utilizar este argumento para justificar a remoção da ficha de 3.5mm. Não que seguir tendências seja algo reprovável, mas as linhas condutoras do desenvolvimento de um equipamento deveriam reger-se por outros aspectos bem mais importantes, como a usabilidade, valor acrescentado para o utilizador ou funcionalidades disponibilizadas. Seguir os outros "só porque sim"... é algo que hoje em dia não deveria ser usado como explicação... Nem tão pouco usarem a justificação de que a tendência é usar-se headphones wireless, quando o mercado a isso é obrigado devido - precisamente - ao desaparecimento das fichas de 3.5mm.

10 comentários:

  1. Elea que vão dar banho ao cão.

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que se anda a ensinar nos cursos de design, mas parece-me estar tudo errado. Um dia a Apple lança um iPhone sem ecrã e de repente é tendência...

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião a única falha destes novos smartphones da Sony.
    Eles deviam olhar para o exemplo da Samsung e não da Apple.

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos não estão com tretas como a apple, HTC e outras marcas que dizem que é por causa da resistência a água.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Jorge, esta explicação da Sony é que é mesmo *real* treta!

      Essa da HTC ainda é minimamente "aceitável" (com bastante enfoque para as aspas...)

      Agora dizer que "os nossos designers tiveram que remover a ficha" para "seguir a tendência"...???

      Real treta!

      Eliminar
  5. Isto não tem nada de novo. Foi assim quando começaram a desparecer os teclados físicos, foi assim quando começaram a desaparecer as baterias amovíveis... em dada altura tudo isto pareceu totalmente despropositado, e até podia ser, mas a tendência é esta e é inexorável. A Apple, com as outras todas atrás, não vai descansar enquanto o desenvolvimento tecnológico não lhe permitir fazer de um smartphone uma simples placa de vidro. E depois quando isso for possível até ao vidro há-de desaparecer. A visão de longo prazo é essa.

    ResponderEliminar
  6. Ridículo... É vergonhoso para estas marcas!

    Espero que a Samsung não siga estes passos... O s8, s9 e note são espetaculares ! Estes sim deveriam ser os exemplos

    ResponderEliminar