2018/03/17

Google Camera vai detectar lentes sujas


A Google pode fazer verdadeiros "milagres" em termos de processamento de imagem com a sua app da câmara, mas há coisas contra o qual nada se pode fazer; é esse o caso das lentes sujas, e que vão passar a merecer um aviso para que os utilizadores as limpem.

Na Google Camera 5.2 vamos ter direito a algumas remodelações (como o facto da selecção de grelhas indicadoras na imagem passarem para as definições em vez de terem um icon destacado no ecrã principal), mas a novidade que será mais interessante será a nova função de detecção de lentes sujas que fica disponível na secção de definições avançadas.

Esta é uma funcionalidade que já tinha surgido em versões de desenvolvimento da câmara desde antes do lançamento do Android 6.0, mas que até ao momento continuava desaparecida. Parece que finalmente a Google se cansou de manter esta funcionalidade afastada do público, disponibilizando-a para evitar que os utilizadores mais desatentos continuem a tirar fotos com as lentes dos seus smartphones cobertas de dedadas que poderão prejudicar drasticamente a qualidade das fotos e vídeo que podem captar.

Curiosamente, esta funcionalidade vem desactivada de origem, pelo que me parece que a maioria dos utilizadores continuará a arriscar-se a tirar fotos com as lentes sujas, provavelmente nem se apercebendo que esta funcionalidade se esconde atrás algures nos menus de configuração da app da câmara...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)