2018/03/17

CubeRover poderá explorar a Lua em 2020


A política de baixo custo também tem contagiado a exploração espacial, e o CubeRover é mais um projecto que poderá facilitar a exploração de outras planetas e corpos celestes, com um rover móvel compacto e económico.

O CubeRover é uma proposta que recorre a todos os truques possíveis para baixar os custos para uma fracção daqueles que um rover tradicional - mesmo que "económico" - teria, fazendo com que seja possível a muitos mais países considerarem o envio de missões de exploração a outros planetas ou até asteróides.

A primeira poderá levar alguns destes mini rovers até à Lua já em 2020, onde os mesmos poderão demonstrar algumas das suas tácticas de resistência. Com o seu tamanho reduzido estes rovers não t
em grande isolamento térmico, fazendo com que se torne complicado aguentarem uma noite lunar (que dura cerca de 14 dias terrestres). Por isso, os CubeRovers estão programados para procurar abrigo na nave que os levou até lá, e entrar em modo de hibernação assim que a temperatura ou nível de bateria baixarem de certos valores limites - procurando reestabelecer contacto quando as condições melhorarem.

Ainda assim, também estão previstas variantes maiores do CubeRover, que já possam acomodar isolamento térmico e baterias preparadas para resistir a temperaturas ultra-reduzidas; e que mesmo assim deverão continuar a ficar bem abaixo do custo normal associado a este tipo de veículos, que facilmente custam mais de 100 milhões de dólares...

Se não houver imprevistos, em 2020 saberemos como é que estes pequenos rovers se comportarão na Lua... e, talvez num futuro não muito distante, sigam viagem para Marte, em jeito de preparação para a primeira missão tripulada ao planeta vermelho. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)