2018/03/14

Raspberry Pi 3B+ fica mais rápido e com Ethernet Gigabit


A fundação que gere o Raspberry Pi aproveitou o dia "Pi" (3.14) para revelar o novo Raspberry Pi 3B+, que chega com diversas actualizações que tornam este popular microcomputador ainda mais potente.

O Raspberry Pi Model 3B foi lançado no final de 2014 e embora a estabilidade da plataforma seja sempre um ponto positivo, também é certo que já estava na altura de haver uma actualização destes pequenos computadores. É isso que faz este Raspberry Pi 3B+.

O CPU passa de 1.2GHz para 1.4GHz (nos quatro-cores); a porta Ethernet passa a ser Gigabit (mas tem uma taxa de transferência máxima de 350Mbps, por estar "pendurada" numa porta USB) e fica preparada para tirar partido de ligações PoE; WiFi dual-band ac com melhor recepção; num novo chip de controlo de energia; e mais alguns pequenos ajustes.

Não são diferenças "abismais" face ao que já se tinha no 3B, mas são melhorias bem vindas, especialmente por quem já tinha por hábito manter o seu Raspberry Pi a funcionar a 100% ou mesmo recorrendo ao overclock para conseguir atingir o desempenho pretendido (por exemplo, na emulação de jogos). Com a parte das transferências Ethernet a ser a verdadeira grande melhoria, passando de transferências limitadas a 89Mbps para mais de 200Mbps efectivos.


Por outro lado, há que ter em conta que o consumo máximo sobe dos 1.37W para os 2.29W em idle, e dos 3.67W para os 5.66W em carga... o que pode obrigar a alguns reajustes nos projectos em que se tem o RPI alimentado por baterias.

O preço vai manter-se no habitual nível de referência que tem sido sinónimo dos Raspberry Pi: os $35.


3 comentários:

  1. Uns quantos desses a minerar yenten é que é bom...

    ResponderEliminar
  2. Oi Carlos. O que entendes por a porta Ethernet estar preparada para Poe? Posso ligar directamente de um poe injector sem precisar de um spliter no rpi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas vai precisar de um PoE Hat (mais simples que os PoE anteriores): https://www.raspberrypi.org/app/uploads/2018/03/770A6342-500x336.jpg

      Eliminar