2018/03/11

VW promete Vizzion para 2022 com automia para 650km


Enquanto a Tesla vai vagarosamente aprendendo a dura tarefa de produzir veículos eléctrico em volume capaz de satisfazer a procura, fabricantes como a VW vão anunciando aquilo que poderemos ter no início da próxima década, como este Vizzion.

A única coisa que se espera da VW neste momento - depois do escândalo dieselgate, que por cá tem tido muito menos impacto do que se desejaria (imagino como seria tratado o assunto se não fosse uma empresa europeia com o peso que tem) - é que tenha aprendido a lição e reveja a sua atitude para o futuro; e esse futuro, como bem sabemos tem que passar forçosamente por automóveis sem emissões poluentes.

Este Vizzion é um carro 100% eléctrico que, ao contrário do protótipo revelado anteriormente, vai contar com volante e pedais (parece que a VW não tem assim tanta confiança nos sistemas 100% autonómos para daqui a 4 anos, ao ponto de remover os controlos manuais). O automóvel contará com uma bateria de 111kWh, superando as actuais ofertas da Tesla, e dois motores: um de 75kWh no eixo dianteiro, outro de 150kW no eixo traseiro; com uma autonomia anunciada superior a 650km.


Claro que, a 4 anos de distância, é fácil fazer promessas de autonomias e potências super atractivas. Para todos os efeitos até podiam anunciar uma autonomia de 1000km e motores de 250kWh... o que interessa mesmo é por um produto cá fora e a um preço que seja competitivo.

Considerando a imensa simplicidade mecânica de um veículo eléctrico face aos que têm motores de combustão interna, estou apenas à espera de ver quando é que finalmente começamos a ter automóveis eléctricos a preços mais reduzidos que os "fumarentos"... (Não se preocupem, se tal vier a acontecer seguramente surgirão umas taxas adicionais para "compensar"... como tivemos com a famosa sobretaxa "temporária" sobre os combustíveis quando ficaram demasiado baratos, mas que se vai mantendo mesmo quando ficaram mais caros...)

3 comentários:

  1. Yep, isto só vai mesmo começar a "aquecer" quando carros elétricos conseguirem autonomias de 500 a 600 Km e custarem menos de 20000 a 18000.

    ResponderEliminar
  2. Vais começar a ter carros com esse valor no máximo em finais de 2020

    ResponderEliminar