2018/03/29

Waze começa a mostrar (mais) publicidade


O Waze é uma das mais populares apps de navegação GPS, mas os seus utilizadores em Portugal já terão começado a sentir os efeitos da publicidade acrescida sempre que passam perto de certos locais.

Outrora encarados como uma curiosidade, tal era a sua raridade, a publicidade integrada no Waze está agora a tornar-se bastante mais frequente; em muitos casos bastando estar parado no trânsito para que no ecrã surja um bloco publicitário (normalmente a gasolineiras, como a Galp ou BP - das que vi até ao momento).

Nesta fase o Waze disponibiliza três modalidades publicitárias: uma com um pino a surgir no mapa, visível enquanto se conduz (deste tipo já me apareceram por várias vezes publicidade ao McDonalds); publicidade no topo dos resultados das pesquisas; e - a que agora se tem tornado bastante mais frequente - a tal janela publicitária que surge durante o processo de navegação. Pelo que me tem aparecido, este último caso surge apenas quando se está parado (por exemplo, num semáforo, ou no trânsito) desaparecendo quando se começa a circular novamente.

Não considero que seja publicidade demasiado intrusiva; ainda mais quando se tem em conta que se trata de uma app e um serviço gratuito; e até se coloca o caso de realmente poder ser publicidade útil para os utilizadores (por exemplo, se derem desconto nos combustíveis, ou em refeições, etc.) De qualquer forma, há que esperar para ver se os mapas no Waze não se começarão a tornar em mapas repletos de pinos publicitários a competirem pela nossa atenção... :)

5 comentários:

  1. A 1ª gasolineira a aparecer-me foi a Prio! (tanto com os pinos como no formato banner)... ultimamente já me apareceu também a da BP.
    Como o Carlos diz, para já a coisa é aceitável (e até pode dar jeito), esperemos que consigam ter um ponto de equilíbrio de modo a não começar a afastar utilizadores (que são o produto!)

    ResponderEliminar
  2. Usei na semana passada em Itália e fui bombardeado com "pop ups" de oficinas automóveis, pneus em desconto e revisões automóveis. Foi um pouco desagradável. Espero que deixem de ser tão intrusivos.

    ResponderEliminar
  3. Vou lançar uma pergunta inocente. O ano passado experimentei o Waze e sinceramente não consegui encontrar nada que me fizesse deixar de usar o Google Maps.
    Para quem o usa, qual a principal vantagem? Tendo em conta que o maps até tem informações de trânsito, pertence igualmente à Google e, pelo menos para já, não tem publicidade ainda não percebi bem o que ganho em usar o Waze.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela "comunidade"... poderes relatar problemas de trânsito, acidentes, etc. (localização da polícia, para quem apreciar isso), poderes partilhar o percurso (ou seguires alguém), poderes ver a aproximação de vários amigos a um destino comum (para saberes quem está a chegar ou quem está mais demorado), etc.

      Eliminar
  4. Existe forma de desactivar estas informações?

    ResponderEliminar