2018/03/04

Xiaomi Mi A1 recebe Android 8.1 (mas não oficial)


O Xiaomi Mi A1 tem sido o smartphone Xiaomi mais procurado entre aqueles que preferem uma experiência Android sem alterações, mas isso não faz com que actualizações sejam tão rápidas quanto se desejaria... motivo pelo qual quem quiser ter o Android 8.1 já o poderá fazer, mas de forma não oficial.

O Mi A1 fez sucesso logo desde o seu lançamento em Setembro, quando a Xiaomi surpreendeu o mercado ao lançar um smartphone com Android One, e embora tenha sido lançado com Android Nougat, acabou por receber a actualização para o Android 8.0 Oreo em Janeiro (embora o código fonte do kernel só tenha sido disponibilizado publicamente no final desse mês).

Neste momento estamos a aguardar que a Xiaomi nos dê uma estimativa de quando se poderá esperar o Android 8.1 para ele, mas para quem não quiser esperar mais já poderá recorrer ao LineageOS 15.1 baseado no Android 8.1. No entanto, importa referir que também esta build não é ainda uma versão oficial do LineageOS, embora todos os elementos importantes pareçam estar a funcionar: WiFi, câmara, vídeo, VoLTE, sensor de impressões digitais, etc.

O processo de instalação deste LineageOS 15.1 é um pouco dificultado pelo facto do A1 utilizar o sistema de partições A/B que tenta minimizar o risco de uma actualização correr mal (as actualizações são aplicadas na partição que não está a ser usada e só depois no arranque é que o sistema passa a utilizá-la) pelo que o processo será recomendado apenas para quem souber no tipo de coisa em que se está a meter. Para os restantes utilizadores, será recomendável continuarem a aguardar que este Android 8.1 chegue de forma oficial via actualização OTA.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)