2018/03/23

YouTube vai começar a chatear utilizadores com mais publicidade


Se utilizam o YouTube como método principal para ouvirem a música que querem, preparem-se, pois vem aí uma dose reforçada de publicidade concebida para chatear os utilizadores ao ponto de considerarem optar pelo novo serviço pago que será lançado ainda este ano.

O YouTube está a preparar um novo serviço pago de música no YouTube (não me perguntem como é que isto se vai encaixar entre Google Music, YouTube Red e afins - pois já sabemos que a Google por vezes gosta de ter serviços repetidos independentes) e a forma encontrada para incentivar a adesão ao mesmo será chatear os utilizadores que mais usam o serviço gratuito para verem vídeos de música.

Utilizadores que na prática deverão ser "todos"... pois o YouTube tornou-se no destino principal para quem quer ouvir música sem pagar - considerando que o Spotify gratuito não nos permite ouvir exactamente o que queremos (e também tem publicidade ocasional) - o que torna a liberdade disponibilizada no YouTube bastante mais recompensadora, mesmo se também se tem que aturar alguns spots publicitários de vez em quando... Mas é certo que isso pode mudar: se de momento a maioria dos utilizadores não considerá a publicidade no YouTube demasiado intrusiva, como se sentiriam se a mesma começasse a aparecer no meio de cada música que ouvissem?

O YouTube garante-nos que isso não vai acontecer, e que a "maioria dos utilizadores" não irá notar qualquer diferença, pois estes anúncios extra serão exibidos apenas a quem "exagera" na visualização contínua de vídeos de música... A mim, embora nada tenha contra os serviços pagos (embora para isso, optem pelo Spotify) parece-me que estão é a incentivar que mais utilizadores dêem uso a ad-blockers capazes de bloquear a publicidade no YouTube.

4 comentários:

  1. Na smart tv chegam ao ponto de interromperem o mesmo video varias vezes para meterem publicidade...

    ResponderEliminar
  2. E eu vou chatear o Youtube com mais Adblocks...

    ResponderEliminar
  3. A mim não me faz comichão, tenho o Spotify Premium para ouvir música e só vejo youtube no PC/macbook = adblock

    ResponderEliminar
  4. No PC reparei ontem que o uBlock Origin não estava a conseguir bloquear anuncios... Mas presumo que seja uma questão de (pouco) tempo até que os filtros sejam atualizados?

    Na SmartTV está impossivei... :(

    ResponderEliminar