2018/04/07

Firefox Reality quer ser o browser para VR e Realidade Aumentada


Hoje em dia passamos a maior parte do tempo a olhar para ecrãs, quer seja um monitor na secretária ou o smartphone nas nossas mãos, mas a Mozilla quer por os olhos no futuro e apresenta-nos o Firefox Reality, com o qual quer enfrentar a próxima era da realidade virtual e realidade aumentada.

O Firefox Reality é um browser que está a ser concebido de raiz para funcionar em óculos VR e de realidade aumentada, e que irá explorar o tipo de interfaces e interacções que se tornarão comuns quando essa tecnologia estiver mais disseminada.

Nos sistemas actuais, embora os computadores tenham transitado das mesas para os nossos bolsos, o tipo de interacção continua a ser baseado naquilo que foi criado há muitas décadas: menus e botões pensados para serem clicados ou tocados... e que poderão não ser os mais adequados para usar num ambiente de realidade virtual.

Por agora, a versão inicial do Firefox Reality continua a apresentar o aspecto que tão bem conhecemos do Firefox no desktop... mas é de imaginar que a cada evolução o seu aspecto se vá transformar significativamente, até que, num ponto em que estivermos a usar óculos de realidade aumentada em vez de usar smartphones, esteja apto a ser controlado com coisas como o olhar, alguns movimentos da cabeça e uns comandos de voz.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)