2018/04/07

Sensor de imagem com 1mm funciona com a própria luz que recebe


A ideia de ter câmaras alimentadas por energia solar não é nova; mas investigadores conseguiram criar pela primeira vez um sensor de imagem que simultaneamente capta a imagem e é alimentado pela própria luz recebida no sensor.

Tradicionalmente, se se quisesse ter um sensor de imagem a funcionar a energia solar, tinha que se dedicar uma área do chip para os elementos foto-receptores da imagem e outra para as células solares - mas na verdade, em ambos os casos estamos a falar de luz que incide sobre o chip, pelo que as funções são mais próximas do que se poderia pensar.

Investigadores aproveitaram o facto de parte da luz que incide no sensor de imagem ainda o atravessa; e por isso colocaram a célula solar por baixo do sensor de imagem, criando um módulo que capta a imagem e é alimentado por essa mesma luz - sendo isto feito num microchip com menos de 1mm de largura.


Por agora este micro-sensor tem resolução reduzida e só funciona até 15fps, mas os seus criadores dizem que ainda não se preocuparam muito em optimizar o seu desempenho, dizendo que será possível ajustar o sistema para que tenha um framerate mais elevado ou que consiga funcionar com menor nível de luz...

Daqui por uns anos, não se admirem se começarem a surgir câmaras que para funcionar apenas precisam que esteja de dia ou que haja algo com luz à sua frente... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)