2022/10/20

Apoio de €125 entope sites dos bancos em Portugal

Quem tentar aceder aos serviços online dos bancos em Portugal arrisca-se a enfrentar atrasos ou serviços inacessíveis.

O apoio extraordinário de 125 euros que o Governo começou a transferir hoje para os portugueses foi suficiente para entupir grande parte dos serviços online dos bancos. Bancos como a Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP, Montepio, Santander e Activo Bank, foram afectados pelo fluxo elevado de clientes que desejavam ver se o dinheiro já tinha chegado às suas contas, causando sobrecarga nos sistemas.

Nalguns casos as falhas afectavam tanto o acesso via web como via as apps específicas dos bancos, embora por vezes fosse possível aceder sem qualquer problema aparente, talvez sujeito apenas a algumas demoras adicionais.

Em pior situação ficaram as pessoas que desejavam fazer operações online não relacionadas, e que se viram impossibilitadas de as fazer devido ao excesso de pessoas que apenas queria dar uma espreitadela na conta. Pelo lado positivo, foi um bom caso para que os bancos implementem soluções que permitam dar resposta rápida a este de situações em que podem enfrentar um pico de acesso fora do habitual.


Actualização: e agora temos o caso dos IBAN desaparecidos.

1 comentário: