2022/10/26

Apple inunda App Store com publicidade indesejada

A Apple está a deixar os developers irritados com a apresentação de publicidade indesejada na App Store.

Depois de anos a assegurar que, ao contrário de um certo concorrente, a Apple se focava nos utilizadores e developers e não na publicidade, eis que chegamos ao ponto da "amnésia". A Apple começou a apresentar mais publicidade na App Store, fazendo com que muitos developers descubram que as páginas das suas apps estão a ser utilizadas para promover todo o tipo de apps indesejadas, incluindo apps de jogos de dinheiro e casino.
A situação teria sido facilmente evitada, bastando que a Apple desse aos developers uma simples opção de limitarem que tipo de publicidade apareceria junto das suas apps - da mesma forma que a Google permite limitar o tipo de publicidade que cada site aceita que apareça. Mas, mesmo que o venha a fazer agora (e parece-me que seja inevitável, tendo em conta o número de críticas que chega, mesmo até dos tradicionais fãs ferrenhos da Apple) já não será possível fazer esquecer este episódio que demonstra o quanto as coisas mudaram desde os tempos em que Steve Jobs assegurava uma plataforma livre de publicidade.

Há ainda os que acusam a Apple de usar isto como uma técnica de "extorsão", para forçar os developers a terem que pagar por campanhas publicitárias das suas apps, para que o espaço não seja preenchido com a publicidade indesejada.


É algo que seguramente irá dar origem a mais uma ronda de processos na Europa, e ajudar o caso daqueles que argumentam a necessidade de existirem app stores alternativas concorrentes.


Actualização: A Apple indicou que iria suspender a publicidade polémica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)