2022/10/09

Dance Diffusion aplica AI à criação de música

Depois das imagens, o mesmo grupo por trás do Stable Diffusion apresenta-nos o Music Diffusion para a criação de música via inteligência artificial.

Actualmente, podemos com facilidade criar imagens a partir de uma descrição escrita, falar com pessoas virtuais com surpreendente realismo, e estamos prestes a poder criar vídeos e até filmes completos com base numa descrição. O que fica a faltar? A música.

O Dance Diffusion é a mais recente versão que nos chega dos criadores do Stable Diffusion e promete aplicar o mesmo tipo de criações fascinantes ao sector musical (a Google também já anda a explorar o assunto).

Por agora o sistema apenas consegue gerar alguns poucos segundos de música, nem sempre com a qualidade desejada, mas que nalguns casos já demonstram o enorme potencial que esta ferramenta terá no futuro. Não é descabido que, daqui por algum tempo, além de se pedir uma imagem ou vídeo com um texto, também se possa pedir uma música com algo como: "música orquestral imponente, ao estilo de John Williams mas tocada em viola e com acompanhamento de gaita de foles ao estilo escocês, e com ligeiros toques de inspiração em música tradicional portuguesa".

Mas com isto é também previsível que se esteja a aproximar uma nova batalha épica a nível dos direitos de autor, com editoras que tentarão impedir a utilização desta tecnologia e alegar que está a copiar coisas existentes - ou não se estivesse a falar do sector que nos anos 80 até tentou proibir a utilização dos sintetizadores, vaticinando que trariam o fim dos músicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)