2022/10/29

Display PoV com ATtiny13 por €1

O projecto de hoje mostra como criar um display de "persistência de visão" usando um económico ATtiny13 e alguns LEDs.

Os displays "Persistence of Vision" (PoV) tiram partido do fenómeno de persistência de visão, que cria a ilusão de estarmos a ver uma imagem completa apesar de se estar a olhar para algo luminoso que está a criar pequenas partes de uma imagem, varrimento por varrimento.

Graças a este efeito, é possível criar-se um imagem aparente "gigante" usando apenas um sistema de tamanho compacto, sendo precisamente esse o caso deste projecto que usa um ATtiny13 e apenas 5 LEDs.
O conjunto é extremamente simples, concebido para ser montado em algo rotativo, como uma ventoinha ou roda de bicicleta (ter atenção para o tornarem resistente à chuva e salpicos de água se for para utilizar no exterior - colocando dentro de uma caixa plástica, por exemplo), e usando apenas um delay que terá que ser ajustado manualmente em função da velocidade de rotação.

O projecto refere também a opção pela utilização de flagged enums em vez de um array tradicional, como forma de optimizar o funcionamento neste tipo de microcontroladores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)