A NASA conseguiu recuperar o controlo da sonda lunar CAPSTONE que estava a rodopiar fora de controlo há um mês.
A sonda CAPTONE é uma pequena sonda que tem por objectivo testar a estabilidade de uma nova órbita lunar (NRHO - near rectilinear halo orbit), e utilizando uma nova trajectória para lá chegar, muito mais demorada que a usada nas missões Apollo mas que é muito mais eficiente em termos de combustível e potência dos foguetes. Enquanto nas missões Apollo essa viagem era feita em apenas 3 dias, a pequena sonda demorará cerca de 4 meses para chegar à Lua.
No entanto, o percurso foi marcado por um incidente inesperado, quando uma válvula encravada deixou um motor em funcionamento por mais tempo do que devia, fazendo com que a sonda ficasse a girar fora de controlo. Mas, depois de analisarem o que se tinha passado e muito trabalho nos simuladores, a equipa da NASA conseguiu recuperar o controlo e reposicionar a sonda na orientação adequada, com os painéis solares apontados para o sol e as antenas apontadas para a Terra.
A sonda deverá chegar à Lua a 13 de Novembro, com os responsáveis da missão a dizer que será necessário manter atenção permanente e tentar minimizar o risco de que o problema com os propulsores se volte a repetir.
2022/10/09
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)