2022/10/14

Óculos da Apple com reconhecimento da íris para autenticação

Para os seus óculos de realidade aumentada, a Apple deverá adoptar um novo sistema de autenticação, usando os olhos dos utilizadores.

Depois do Touch ID que reconhecia as impressões digitais, e do Face ID que reconhece o rosto dos utilizadores, a Apple prepara-se para adicionar um novo sistema de autenticação mais adequado para o formato dos óculos de realidade aumentada em que está a trabalhar nos últimos anos: o reconhecimento da íris.

A utilização dos óculos impedirá a utilização de um sistema estilo Face ID, por estar a obstruir o rosto dos utilizadores; mas, por outro lado, faz com que seja relativamente simples ter o acesso permanente aos olhos dos utilizadores, o que acaba por ser necessário para implementar coisas como o eye-tracking e foveated rendering (que apenas faz rendering com mais qualidade no local para onde o utilizador está a olhar). E com isso, torna-se adequado para implementar um sistema de reconhecimento da íris para fazer a autenticação dos utilizadores.

Os sistemas de autenticação via íris são considerados bastante seguros, e no passado já foram utilizados pela Samsung nalguns smartphones, sendo apenas uma questão de (in)conveniência fazer o alinhamento correcto para o posicionamento dos olhos e a sua correcta leitura - algo que não se coloca no caso de utilização de óculos deste tipo.

Se a Apple se deparar com problemas no desenvolvimento deste Eye ID ou Iris ID, poderá sempre recorrer ao Touch ID integrado num dos botões dos controladores externos - mas penso que o seu objectivo será ter óculos de realidade aumentada que dispensam qualquer tipo de controlador externo. Saberemos mais daqui por alguns meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)