2022/11/21

Apple recolhe dados de utilizadores mesmo quando diz que não recolhe

Investigadores comprovaram que a Apple recolhe dados que permitem identificar cada utilizador, contrariando aquilo que assegura aos utilizadores.

A Apple posiciona-se frequentemente em posição oposta à da Google, insinuando - ou acusando directamente - que a mesma faz tudo o que pode para recolher toda a informação possível sobre os utilizadores, enquanto pela sua parte diz estar preocupada com a privacidade dos utilizadores. Uma preocupação que até a leva a assegurar que nunca recolhe dados que possam ser directamente associados a utilizadores individuais - mas que, na prática, não cumpre.

Investigadores descobriam que os relatórios enviados para a Apple contêm um número DSID (Directory Services Identifier) que, na prática, permite que a Apple associe esses relatórios a utilizadores identificáveis, sabendo o seu nome, número de telefone, data de nascimento, endereço de email, etc.



Não menos marcante, é que estes dados continuam a ser enviados para a Apple mesmo quando os utilizadores especificam que não querem partilhar dados com a Apple - uma opção que a Apple também assegurava que desactivava por completo o envio de dados estatísticos.

Parece que a conclusão que se pode tirar é que: podem escolher a marca ou logotipo que quiserem, mas o funcionamento a nível dos gigantes tecnológicos acaba por ter mais em comum do que diferenças entre eles. E aqueles que diziam ser diferentes, é apenas uma questão de tempo até se descobrir que afinal são iguais aos outros.

2 comentários: