A Microsoft dá mais um passo no sentido de facilitar o acesso a apps Linux no Windows. O Windows Subsystem for Linux, por si só, era algo que muitos pensariam ser algo impossível de ver num Windows, mas que até aqui ainda obrigava a algum trabalho a instalar e activar (via componente adicional do sistema operativo). Agora, a MS disponibiliza-o através da Microsoft Store para o Windows 10 e 11, fazendo com que se torne bastante mais acessível para todo o tipo de utilizadores.
A MS diz que o objectivo é fazer com que esta versão disponibilizada via Store se torne na versão mais popular do WSL, embora continue a ser possível instalar o WSL manualmente através do GitHub.
WSL in the Store is now the default for WSL, and is available on both Windows 10 and Windows 11! This also means that Windows 10 can now run Linux GUI apps! Learn more about the details below:https://t.co/iMN0EyJsUE
— Craig Loewen (@craigaloewen) November 22, 2022
Com o WSL, os utilizadores não só podem correr binários Linux directamente no Windows através da linha de comandos ou PowerShell, como também podem correr programas com interface gráfico.To use `wsl --install` you will need to be online. However you could install this offline by just obtaining the bundle from here! So it is very possiblehttps://t.co/Mj1ZpafTjA
— Craig Loewen (@craigaloewen) November 22, 2022
É um importante passo no sentido de nos aproximar de um sistema operativo "global" que possa correr programas de todas as plataformas, mas que continua a causar alguma desconfiança na comunidade Linux, que encara isto como uma forma de desincentivar o uso de um sistema Linux nativo.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)