2022/11/23

Linux chega ao Windows 10 e Windows 11

O Windows Subsystem for Linux (WSL) passa a estar disponível através da Microsoft Store, facilitando o acesso a todos os utilizadores.

A Microsoft dá mais um passo no sentido de facilitar o acesso a apps Linux no Windows. O Windows Subsystem for Linux, por si só, era algo que muitos pensariam ser algo impossível de ver num Windows, mas que até aqui ainda obrigava a algum trabalho a instalar e activar (via componente adicional do sistema operativo). Agora, a MS disponibiliza-o através da Microsoft Store para o Windows 10 e 11, fazendo com que se torne bastante mais acessível para todo o tipo de utilizadores.

A MS diz que o objectivo é fazer com que esta versão disponibilizada via Store se torne na versão mais popular do WSL, embora continue a ser possível instalar o WSL manualmente através do GitHub.
Com o WSL, os utilizadores não só podem correr binários Linux directamente no Windows através da linha de comandos ou PowerShell, como também podem correr programas com interface gráfico.

É um importante passo no sentido de nos aproximar de um sistema operativo "global" que possa correr programas de todas as plataformas, mas que continua a causar alguma desconfiança na comunidade Linux, que encara isto como uma forma de desincentivar o uso de um sistema Linux nativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)