2022/11/23

Ladrões fazem caixas Multibanco "cuspir" dinheiro

Uma nova técnica utilizada para roubar caixas Multibanco faz com que a própria máquina atire todo o dinheiro cá para fora.

No passado já assistimos a múltiplas técnicas para roubo - ou tentativas de roubo - de caixas Multibanco. Técnicas que passavam por fazê-las explodir, ou até mesmo tentar roubar a própria caixa Multibanco. Muitas vezes sem sucesso, ou resultando no dinheiro contaminado pelos pacotes de tinta usados para desincentivar os roubos. Mas agora, existe uma nova forma que parece tornar realidade aquilo que muitas vezes se vê nos filmes.

Um novo método de ataque parece conseguir interferir com a máquina fazendo com que a própria caixa Multibanco atire todo o dinheiro cá para fora.
Nem será preciso dizer que este tipo de técnica obrigará a ter conhecimento bem detalhado de todo o sistema de funcionamento da caixa MB, não se sabendo ainda se o ataque consistirá em aproveitar uma vulnerabilidade do sistema a nível de software ou se (e suspeito que seja mais provável) ultrapasse por completo toda a parte do software existente e se limite a assumir o controlo directo do hardware da máquina, activando os mecanismos electrónicos e mecânicos que fazem movimentar o dinheiro.

Ao que parece, este tipo de técnica já tinha sido utilizada noutros países, e agora chegou também a Portugal. Considerando a época de aproximação do Natal, em que muitas caixas irão ter carregamentos reforçados, torna-se num período particulamente apetecível para os ladrões.

1 comentário: