2022/11/30

Mercedes e Bosch mostram sistema de estacionamento sem condutor

Enquanto a Tesla não lança os seus modos de estacionamento autónomo na Europa, a Mercedes vai entrando nesse segmento, mas por agora apenas no Aeroporto de Estugarda.

A Mercedes e a Bosch anunciaram o primeiro sistema de estacionamento autónomo (SAE nível 4) a receber aprovação para ser utilizado no mundo real. O Intelligent Park Pilot desenvolvido pela Mercedes e Bosch expande as capacidades do Drive Pilot, e possibilita que os condutores simplesmente "abandonem" o carro e sigam caminho para o aeroporto, confiando que o carro irá encontrar um lugar e proceder ao estacionamento de forma completamente autónoma. Processo que também funciona em sentido inverso, com o condutor a requisitar o carro e este a ir ter consigo no ponto designado.

Curiosamente, o sistema não depende apenas dos sensores e sistemas do carro, contando com a assistência de câmaras 3D espalhadas pelo parque de estacionamento, que comunicam com o carro e assistem todo o processo. Uma opção que pode tornar o processo mais seguro mas que também complica o processo de aplicação do sistema noutros locais (e faltando saber se será compatível com sistemas de outros fabricantes: será muito duvidoso que os parques de estacionamento estejam dispostos a instalar câmaras para os Mercedes, outras câmaras para os Audi, outras câmaras para os BMW, etc. etc.)
Este sistema estará disponível para os clientes com Mercedes Classe E e EQS fabricados a partir de Julho de 2022, com o serviço Intelligent Park Pilot activado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)