2022/11/30

Explicação do aumento da EDP

Milhões de portugueses têm ficado intrigados com o comunicado da EDP sobre o aumento do preço da electricidade, mas aparentemente tudo se deve a uma ajuda do governo.

A EDP tem feito um excelente serviço a tornar as facturas mensais da electricidade em autênticos relatórios de conta que parecem tentar complicar ao máximo o processo de perceber o que paga. Não é por isso surpresa que o comunicado do aumento tenha sido feito de forma idêntica, com indicações como "preço da energia a 0.1015 €/kWh - dos quais 0.2554 €/kWh são referentes a energia e estrutura comercial".

Mesmo tendo em consideração que muitos portugueses não terão prestado muita atenção às aulas de matemática, torna-se um pouco complicado perceber como é que pode existir uma parcela de 25 cêntimos dentro de uma de 10 cêntimos. Mas, afinal, e segundo a explicação que se segue, o problema é a não explicação da existência de um valor pago pelo governo para aliviar o custo do acesso às redes.


E se por acaso até se sentirem confortáveis a interpretar a factura da electricidade, não se preocupem que a partir de Janeiro teremos nova "taxa" - o ajuste MIBEL - que aplicará um ajuste que pode variar a cada instante, e que na prática faz com que não haja forma de prever quanto se irá pagar.

1 comentário:

  1. Não mencionar claramente o autor da explicação é eticamente reprovável. Além de ser plágio....

    ResponderEliminar