2022/11/21

Quaise Energy quer revolucionar energia geotérmica

A Quaise Energy quer resolver os problemas de geração de energia do planeta, usando o próprio planeta como fonte de energia limpa e sustentável.

Não faltam fontes de energia "limpa", mas que normalmente sofrem de algumas limitações. A energia solar e eólica ficam desde logo dependentes da existência de sol e vento; e até a hidrogeração fica dependente de haver nível de água suficiente nas albufeiras. Não seria bom ter uma fonte de energia que funcionasse de forma ininterrupta, dia e noite, independentemente das condições atmosféricas? A Quaise Energy quer demonstrar que há, usando energia geotérmica.

No interior do nosso planeta existe uma fornalha ininterrupta que gera biliões de vezes mais energia do que a que nós poderíamos precisar, e que até agora tem sido quase completamente desaproveitada. Um dos grandes problemas está em perfurar furos com mais de 15 km de profundidade, para se conseguir atingir uma profundidade onde as temperaturas elevadas permitam o processo de conversão mais eficiente, mas a Quaise diz ter um sistema que utiliza "micro-ondas" para perfurar a grandes profundidades, onde as brocas convencionais têm dificuldade em progredir.

A empresa está a criar os primeiros protótipos destas máquinas de perfuração, e espera poder demonstrar a sua viabilidade nos próximos anos. Resta-nos esperar que consigam superar todas dificuldades e criar mais um sistema que possa ajudar a fornecer energia limpa para todo o mundo.

2 comentários:

  1. Não é já a segunda vez que publicas esta notícia? Se calhar já tinha lido noutro lado porque tinha ficado muito esperançado nisto.

    ResponderEliminar
  2. Foi na concorrência que já falaram nisto há uns tempos. Aqui é a primeira vez :)

    ResponderEliminar