2022/11/21

Notícias do dia

Elon Musk reactiva Trump mas demarca posição com Alex Jones; guia de como instalar o Android 13 no Xiaomi Redmi Note 8 Pro; Apple Watch com novo modo de poupança de bateria; Nvidia diz que RTX 4090 queimadas se devem a cabos mal colocados pelos utilizadores; Spintronics explica circuitos electrónicos com mecânica; iPhone 15 pode recuperar design do iPhone 5C; e Amazon criticada por vender kits que aceleram bicicletas eléctricas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Segundo extra de acerto desaparece em 2035

O ano de 2035 arrisca-se a ficar na história por diversos motivos. Há países que apontam essa data para o fim dos carros a combustão, mas agora também será o ano que dita o fim do segundo extra que é adicionado para ajustar o abrandamento da rotação da Terra.

Além dos anos bissextos, este segundo é inserido quando é necessário reacertar a hora terrestre de forma a ficar devidamente sincronizada com a sua posição celeste. No entanto, este segundo a mais tem dado inúmeras dores de cabeça ao longo dos anos, causado problemas em sistemas que não estão preparados para lidar com um minuto com 61 segundos em vez dos habituais 60 segundos. Embora empresas como a Google tenham encontrado formas criativas de se esquivarem ao problema (atrasando ligeiramente o tempo ao longo de todo o dia, de modo a que o dia continue a ter o mesmo número de segundos - mas que passaram 1 segundo mais devagar), agora chega a decisão de se acabar com esta técnica de acerto da hora, fazendo com que a hora padrão prossiga, livre de segundos de acerto, de 2035 até pelo menos 2135, acreditanto que até lá se desenvolve e implemente um melhor sistema para manter a sincronização.


Filmes pirata proliferam no Twitter

Com Elon Musk a ter despedido mais de metade dos funcionários e a ter desactivo uma série de serviços "supérfluos", parece também que pelo caminho ficaram os sistemas de detecção de conteúdos com direitos de autor. Em resultado disso, há contas que se têm dedicado a publicar filmes completos.

Embora algumas das contas estejam a ser bloqueadas, o processo parece estar a ser feito manualmente, podendo levar vários dias até que sejam removidas - com muitas outras a manterem-se acessíveis e em actividade constante.


Bitcoin cai para os 15 mil euros

O colapso do FTX tem contagiado todo o sector das criptomoedas e nem sequer a Bitcoin escapa, com nova queda que a faz chegar ao patamar dos 15 mil euros, cerca de metade do valor que tinha há seis meses.
Apesar dos defensores das Bitcoin tentarem diferenciar entre esta criptomoeda e as restantes, jocosamente designadas por "shitcoins", parece não haver forma de fazer com que essa diferenciação proteja o seu valor. Pelo menos, com todas as polémicas, parece que já ninguém se preocupa com o consumo energético que, até há alguns meses atrás, era um dos principais motivos de crítica.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Quando a Philips e a Sony estavam a desenvolver os CDs de música, o objectivo inicial era conseguir uma capacidade para 60 minutos de música; no entanto, essa meta foi prolongada para os 74 minutos, para que fosse possível colocar a 9ª Sinfonia de Beethoven completa num único CD sem interrupções.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)