2022/11/21

Elon Musk reactiva Trump mas demarca posição com Alex Jones

Elon Musk continua a reger o Twitter sob críticas de todos os quadrantes, mas agora parecendo indicar que também tem limites.

Depois de ter prometido transformar o Twitter numa "praça pública" mundial com total liberdade de expressão, Elon Musk tem reactivado contas polémicas que tinham sido banidas - incluindo a do ex-presidente Donald Trump. Esta reactivação não surtiu o efeito pretendido, já que contariamente às expectativas de Musk, Trump tem por diversas vezes reiterado que não tem qualquer intenção de regressar ao Twitter, fazendo com que Musk lançasse uma série de tweets que até obrigou a rever cuidadosamente a origem para ver se era mesmo um tweet seu.


Mas, enquanto se vai assistindo a esta tentativa de recativar Trump, Musk mostou ter os seus limites ao dizer que nunca iria permitir o regresso de Alex Jones. Em resposta a algumas pessoas que diziam que, se era admissível reactivar contas como a de Trump e outros, porque não Alex Jones (promotor de conspirações, e que acusava que alguns dos tiroteios em escolas dos EUA eram meras encenações, tendo recentemente sido condenado a pagar quase mil milhões de dólares de indemnização às vítimas de Sandy Hook)?

Foi aí que Musk disse que, tendo ele próprio passado por uma situação de ter tido o seu primeiro filho a morrer nos seus braços, não tem qualquer tolerância com pessoas que se aproveitaram da morte de crianças para benefício próprio.


Embora não seja difícil ser solidário com Musk nesta posição, por outro lado só demonstra que a forma como gere o Twitter parece estar apenas dependente das suas opiniões pessoais, deitando por terra anteriores promessas de que haveria comissões de ética para decidirem que contas seriam canceladas.

O que é certo é que, a cada dia que passa, vemos outras pessoas que optam por se afastar de todas estas novelas, sendo um dos casos mais recentes Phil Schiller da Apple.

3 comentários:

  1. Podem ir embora os snow flakes e os defensores da censura, por mim ótimo.

    ResponderEliminar
  2. Que clubinho de totós rm que o Twitter se está a tornar... 🤔

    ResponderEliminar