2022/11/05

Starlink com limite de dados durante o dia

O serviço de internet via satélite Starlink vai começar a aplicar limite de dados durante o dia para evitar congestionamento da rede.

A partir de Dezembro, os clientes Starlink terão direito a 1 TB de dados "prioritários" por mês. Este controlo contabiliza os dados utilizados entre as 7 horas da manhã e as 11 horas da noite e, no caso de ser ultrapassado o limite de 1 TB, o cliente passará para o acesso "básico" sem prioridade durante os períodos de maior congestionamento até ao mês seguinte. Quem fizer questão de continuar a ter acesso prioritário poderá comprar dados adicionais por 25 cêntimos por gigabyte.

Na prática, é apenas o tipo de coisa que a maioria dos operadores chama de "Política de Utilização Aceitável", ou que engloba nas sigilosas "condições de manutenção do bom funcionamento da rede". Sendo que neste caso sempre se tem a vantagem de ter o limite e as condições bem definidas - que é muito mais do que alguns operadores nacionais praticaram durante anos, implementando limites secretos que os clientes só descobriam quando viam a sua ligação cair para velocidades que eram equivalentes a não ter serviço.

Disponibilizar 1 TB de dados "aceitáveis" numa ligação via satélite até é algo que se pode considerar bem generoso (está a par do que muitos operadores de internet terrestres oferecem), e ter em conta que isto se aplica apenas ao período diurno, permitindo que os utilizadores continuem a utilizar a ligação Starlink sem qualquer preocupação durante o período nocturno. De qualquer forma, é um limite que a Starlink deverá ir ajustando à medida que for lançando mais satélites.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)