2022/11/02

Xiaomi mostra smartphone com lentes intermutáveis Leica

A Xiaomi revelou um curioso protótipo que combina um smartphone com a versatilidade das câmaras digitais, podendo utilizar lentes Leica.

Este smartphone é baseado no Xiaomi 12S Ultra, mas além do sensor de 1" da sua câmara interna adiciona um segundo sensor de 1" que dispensa as objectivas integradas e, em vez disso, fica dependente da utilização de objectivas externas - neste caso utilizando lentes Leica com M-mount.
Embora por agora não passe de um protótipo, não deixa de ser uma experiência interessante. Nada impede que se pudesse usar um smartphone neste tipo de configuração para criar uma câmara digital que supere câmaras mirrorless, removendo as limitações da utilização de objectivas integradas restringidas a poucos milímetros de espessura. Por outro lado, mesmo um sensor de 1" continua a ser diminuto face aos sensores APS-C (e nem vamos falar dos sensores de 35 mm).
Por outro lado, este tipo de sistema permitiria tirar o máximo partido dos sensores nos smartphones, mostrando o que valem se puderem ser usados em combinação com objectivas de qualidade. Veremos se a Xiaomi (ou outro fabricante) se arriscará a lançar um smartphone assim no mercado.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)