2022/11/02

YouTube agrega outros serviços de streaming com canais Primetime

O YouTube vai começar a disponibilizar a subscrição de canais adicionais através dos Primetime Channels.

Os serviços de streaming vieram libertar-nos dos constrangimentos dos canais tradicionais, mas agora estamos prestes a encerrar o círculo e a entrar numa era em que se tenta a agregação de conteúdos. No caso do YouTube isso é feito com o Primetime Channels, que permite aos utilizadores subscreverem uma série de canais e conteúdos de outros serviços de streaming: como Showtime, StarZ, Paramount+, AMC+, Shudder, Sundance Now, e muitos outros.
A ideia é boa, considerando que estamos numa altura em que começa a ser complicado lidar com tantos serviços de streaming concorrentes, algumas vezes com conteúdos que são partilhados entre diferentes serviços, outras vezes com séries que têm umas temporadas num serviço e outras noutro, e até casos em que séries que estão num serviço num país estão noutro serviço de streaming noutros países. É uma total salgalhada que beneficiaria de um serviço agregador, mas falta ver se será o YouTube a conseguir fazê-lo. Isto, porque, ao estilo do que aconteceu com o Stadia, a grande questão é que isto está a ser feito à custa de mais uma subscrição adicional para cada serviço, independentemente de se já se estar a pagar por essa subscrição de forma independente ou integrada noutro serviço.

É um passo no bom sentido, de nos permitir ter o acesso a todos os conteúdos de "todos" os serviços de streaming a partir de um único sítio, não me parece que a maioria das pessoas esteja disposta a pagar repetidamente para ter a mesma coisa, e o caso não ficará resolvido enquanto houver plataformas que se manterão exclusivas e dificilmente permitirão que os seus conteúdos cheguem a plataformas concorrentes (não será provável vermos a Netflix, Apple TV+, Amazon Prime Video acessível através do YouTube).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)