2022/12/27

Como enviar um email confidencial no Gmail com validação SMS

O Gmail tem uma prática funcionalidade para envio de emails confidenciais, com maior controlo sobre o seu acesso, e até a possibilidade de necessitar de validação via SMS.

Se para a maioria dos emails bastará utilizar o modo normal de envio, por vezes poderá haver situações em que seja necessário enviar um com protecções adicionais. O Gmail tem a possibilidade de enviar emails confidenciais, embora seja algo que possa ser desconhecido da maioria dos utilizadores.

O processo de escrita do email é exactamente o mesmo, mas deverão clicar no pequeno icon do cadeado na barra inferior (ou através das opções adicionais no caso da app mobile) para seleccionar o modo "confidencial". Isto fará surgir uma janela onde se pode definir uma data limite, e também se será necessário um código de validação enviado via SMS.
Uma das curiosidades interessantes deste modo de envio, é que também permite que se cancele o acesso ao email - potencialmente antes que o destinatário tenha tido oportunidade para o ver - e antes da data de expiração introduzida originalmente. Para isso, bastará ir ao email (na pasta dos emails enviados), e veremos um botão que permite remover o acesso de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)