2022/12/26

Linux dá salto para os 40% entre os developers

O ano do Linux nos desktops parece ter finalmente chegado, pelo menos entre os developers, em que já conquistou mais de 40% das preferências.

De acordo com o último inquérito do Stack Overflow, embora continue abaixo do Windows, o Linux já é utilizado 40% dos developers. Um valor que se torna mais expressivo quando comparado com os cerca de 25% que detinha nos anos anteriores.

Isto não só o deixa com uma margem confortável de 9% face ao macOS, como também o coloca dentro da margem de ataque ao próprio Windows - que em uso profissional se situa nos 48.8%. E isto não tendo em conta que 15% dos developers estão a utilizar Linux via WSL (Windows Subsystem for Linux), e 63% estão a usar Docker, que usa uma VM Linux nos Windows e macOS.
Não deixa de ser curioso ver se o Windows 11 terá algum impacto nesta opção pelo Linux. E, se é verdade que muitos utilizadores particulares se mantêm presos ao Windows por causa dos jogos, também não podemos ignorar o sucesso que o Steam Deck tem tido, e que também vai contribuindo para que se leve mais a sério os jogos em Linux.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)