2022/12/13

Parque solar plano promete maior eficiência

No Texas vai nascer um parque solar que dispensa as estruturas inclinadas, optando por montar os painéis pousados no chão.

Apesar da orientação dos painéis ser um dos aspectos críticos para a geração de energia, a Erthos diz que esta opção de montar os painéis solares horizontalmente no chão acaba por resultar numa maior produção de energia por área, já que permite a instalação de uma maior densidade de painéis, sem necessidade de deixar espaço entre eles por causa das sombras que eles próprios provocam ao serem montados de forma tradicional.

Adicionalmente, este método simplifica bastante o processo de instalação, permitindo uma instalação mais rápida e com menores custos - 50% mais rápida e 50% mais barata, segundo a empresa.
Outra das vantagens apresentadas é que este sistema facilita o processo de limpeza automática dos painéis, a custo reduzido, o que também contribui para manter a sua eficiência de produção nos níveis máximos possíveis.

Este parque solar vai ter uma capacidade de 100 MWac, ocupando uma área de menos de 2.5 acres por MWac. Utilizando as estruturas habituais, a mesma área apenas conseguiria produzir cerca de metade deste valor.

1 comentário:

  1. Não me parece muito interessante.. como se faz a manutenção se algum painel tiver problemas? Vamos criar áreas estereis sem vegetação? As soluções tradicionais ao menos permitem que a vegetação cresca e não se transforme num deserto..

    ResponderEliminar