2022/12/07

SpaceX lança serviço Starshield para entidades governamentais

Depois do serviço Starlink para o público, a SpaceX cria nova modalidade destinada ao sector militar e governamental: o Starshield.

Vivemos tempos curiosos. Em tempos, o sector militar tinha acesso a tecnologias com que o sector público apenas conseguia sonhar - ou que nem imaginava que existiam. Actualmente, temos o sector comercial a ter tecnologias que superam aquilo que o sector comercial tem. Uma delas é a capacidade de comunicação de alta-velocidade em qualquer ponto do planeta, e a SpaceX não quer deixar escapar a oportunidade.

O Starshield é um novo serviço que promete uma rede de comunicação segura via satélite para entidades governamentais, usando medidas de segurança adicionais para satisfazer as mais apertadas exigências.

Facilmente se pode antever que este serviço se destina essencialmente aos EUA e alguns dos seus aliados mais próximos. Dificilmente veremos outros governos a aceitarem passar comunicações críticas e militares por uma empresa privada, que a qualquer momento poderia desligar o serviço sob ordem dos EUA (para não falar das questões de monitorização e espionagem).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)