2022/12/11

Tesla instala parque Megapack de 100 MWh na Bélgica

A Tesla está a instalar o maior parque de baterias Megapack na Europa continental, na Bélgica.

Poucos dias depois de ter revelado o maior parque Megapack no Reino Uniodo, a Tesla reforça a sua presença no sector energético na Europa com novo parque na Bélgica.

Com 40 Megapacks, este parque em Lessines, tem uma capacidade de 50 MW e 100 MWh - valores que ficam aquém do parque de 196 MWh instalado no Reino Unido, mas que a Tesla diz serem suficientes para se tornar na maior instalação Megapack na Europa continental, até à data.


A vantagem destes parques de baterias é a sua capacidade de responderem instantaneamente às necessidades da rede eléctrica, podendo dar resposta imediata a pedidos de pico de energia, ou de sustentar por algum tempo potenciais falhas de energia. Também permitem fazer uma gestão do consumo, armazenando energia quando é mais barata e disponibilizando-a quando é mais cara.

Vários projectos anteriores dizem que os Megapacks se pagam a eles próprios em prazos bastante curtos; e se assim é, não deverá demorar para que mais parques Megapack comecem a surgir por toda a Europa.

2 comentários:

  1. Estas instalações já vêm com sistemas de extinção automáticos de incêndio? Ou aquilo pode arder à vontade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tem alguns sistemas, dá para ver o que está na Australia por exemplo

      Eliminar