2023/01/24

Android 14 vai impedir instalação de apps antigas

Para o próximo Android 14 a Google vai tornar mais difícil a instalação de apps antigas por motivos de segurança.

Apesar da Google melhorar a segurança do Android a cada nova versão do sistema, esses esforços são muitas vezes subvertidos pela possibilidade de se instalarem apps para versões mais antigas do Android, que nalguns casos conseguem contornar as regras de segurança para efeitos de compatibilidade. É uma capacidade que muitos atacantes utilizam, criando apps de malware "antigas" que estão menos sujeitas às regras de segurança, mas isso está prestes a mudar.

Actualmente a Google já aplica um limite mínimo da versão Android que uma app deve suportar para entrar na Play Store (Android 12), mas permite que os utilizadores possam carregar a app directamente via apk sem restrições da antiguidade da app. No próximo Android 14, a Google vai limitar a instalação de apps muito antigas até no caso da instalação directa (sideloading) via apk.

Inicialmente esta regra aplicar-se-á apenas a apps muito antigas, mas cuja fasquia mínima irá sendo aumentada progressivamente até ao nível do Android 6.

Ainda assim, para os casos excepcionais em que alguém necessite mesmo de continuar a correr uma app antiga, será possível usar a linha de comando para activar uma nova flag que permite a sua instalação. Assim, quem precisar mesmo continuará a poder correr essas apps, mas impedindo que a grande maioria dos utilizadores fique exposta a malware que tente usar essa vertente de ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)