2023/01/16

Apple troca iTunes para Windows por apps separadas

O velhinho iTunes para Windows vai dar lugar a apps renovadas para música, TV, e gestão dos iPhones e iPads.

Depois de, durante anos, o iTunes ter sido obrigatório para se poder utilizar um iPhone (ou para gerir as músicas num iPod), o bem conhecido programa da Apple foi perdendo protagonismo até chegar ao ponto de ser completamente desnecessário. Agora, a Apple vai colocar o ponto final no iTunes para Windows, a última plataforma onde ainda era utilizado.

Em vez do (pré-histórico) iTunes, a Apple vai substituí-lo por uma app Apple Music para gestão da colecção de músicas e acesso ao serviço de streaming; app Apple TV para acesso ao serviço de streaming de vídeo; e também uma app Apple Devices para tratar de coisas como backups, aplicação de actualizações, e sincronização, de iPhones, iPads e iPods.
Quem ainda usa o iTunes não deverá utilizar estas apps por agora, pois a sua instalação impedirá o uso do iTunes tradicional. Mas, têm sempre a opção de as desinstalar para poderem regressar ao iTunes.

Fazendo eu parte do grupo que detestava o iTunes - ao ponto de ter criado uma máquina virtual no Windows só para o ter instalado sem "infectar" o Windows principal, no tempo em que era obrigatório tê-lo para se activar um iPhone e para fazer os backups - foi com muito agrado que acolhi o fim dessa era (depois de anos de sofrimento). Mas, esta separação de funções parece-se ser uma proposta bastante mais atractiva e funcional, para quem ainda quiser fazer a gestão dos seus iPhones através do computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)