2023/01/15

Brave Snowflake ultrapassa bloqueios à rede Tor

O Brave passa a contar com mais uma funcionalidade que permite que todos os utilizadores possam voluntariar ligações para contornar bloqueios de acesso à rede Tor.

O Brave há muito que suporta a rede Tor para acesso a sites de forma completamente anónima, mas essa rede está sob constante ataque em países que não querem que os seus cidadãos escapem à monitorização. Quem se preocupa com esta questão, pode utilizar o seu próprio computador para servir como ponto de acesso à rede Tor - e que, não estando nas listas globais de pontos de acesso Tor, será bastante mais difícil de bloquear por qualquer entidade.

A isto junta-se o Snowflake, um novo sistema que tira partido do WebRTC para criar uma rede P2P efémera para os utilizadores que não conseguirem aceder da forma habitual - sempre sem descurar toda a parte da privacidade e anonimato. Com o tráfego a assemelhar-se à de um serviço de mensagens, torna-se bastante mais complicada a sua detecção e bloqueio.
Neste caso, os utilizadores nem se têm que preocupar com a questão dos pontos de saída da rede Tor, que poderiam potencialmente ser penalizados por acessos a sites ilícitos por parte de outros utilizadores, já que este serviço apenas tem como objectivo facilitar o acesso de utilizadores à rede Tor propriamente dita - com o resto do acesso e funcionamento da rede a funcionar como habitualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)