O encerramento do serviço de straming de jogos Stadia da Google marca mais um dos "grandes encerramentos" da Google. É pena, pois é um serviço que tecnicamente era bastante bom, mas que desde o início sofreu da falta de confiança derivada da longa tradição que a Google tem em encerrar serviços. Apesar da Google assegurar que era um serviço que não iria encerrar, essa foi uma dúvida da qual não se conseguiu livrar... e que por fim acabou por se concretizar.
Neste triste fim do Stadia resta pelo menos um pequeno ponto positivo. Em vez dos controladores do Stadia se juntarem ao demais lixo electrónico na gaveta dos dispositivos obsoletos, a Google vai disponibilizar uma ferramenta que os transformará em gamepads Bluetooth que poderão ser usados com smartphones, tablets, computadores e consolas que aceitem esse tipo de controlador.
We've also got Bluetooth news: next week we'll be releasing a self-serve tool to enable Bluetooth connections on your Stadia Controller.
— Stadia ☁️🎮 (@GoogleStadia) January 13, 2023
We'll share details here on release. pic.twitter.com/6vYomngfmA
E como curiosidade final, a equipa do Stadia disponibilizou também o jogo Worm, que era um jogo que foi usado internamente para testes durante o desenvolvimento do serviço.
Torna-se adequado que o jogo que tanto contribuiu para tornar o Stadia uma realidade, se torne agora no último jogo que é disponibilizado, e que marca o seu encerramento.
O Stadia fechou porque não fazia sentido nenhum. Tecnicamente era bom, a ideia era má.
ResponderEliminarO Geforce Now permite importar os jogos que já compraste e usá-los; o xbox ultimate tem imensos jogos incluídos na mensalidade. No Stadia eu teria que pagar a mensalidade mais comprar os jogos que, óbvio, poucos aderiram ao esquema.