2023/01/26

iOS 17 foca-se na correcção de bugs

O iOS 16.3 acaba de ser lançado, mas já começam a circular rumores sobre o que teremos no próximo iOS 17.

Se no iOS 16.3 tivemos as chaves de segurança, para o iOS 17 a principal preocupação da Apple será corrigir os bugs e detalhes que falharam no iOS 16.

O iOS 16 estreou o suporte para a Dynamic Island, o novo sistema de notificações / widgets dinâmicos que tira partido da ilha das câmaras no ecrã que veio substituir o característico notch do Face ID que a Apple lançou no iPhone X. Como novo sistema, vem também com alguns bugs, que se estendem ao resto do sistema. Por exemplo, não é incomum que por vezes as notificações no ecrã principal, que adoptam cantos arredondados, por vezes mostrem cantos quadrados por algumas fracções de segundo (mas que são visualmente perceptíveis). Também já me deparei com alguns outros bugs como recusa em desbloquear o ecrã até que se pousasse o iPhone e se voltasse a pegar nele, ou ter o gesto de navegação para regressar ao homescreen a ficar "de lado" quando se tem o iPhone na horizontal, em vez de adoptar a orientação que seria devida.
Infelizmente, é o tipo de coisa que já se tornou "normal". Quase sempre, para cada novo lançamento (como o ecrã a 120 Hz, o Face ID, e agora o Dynamic Island), o primeiro ano é sempre acompanhado deste tipo de pormenores que falham e que fazem dos clientes Apple beta-testers à força, e só no ano seguinte, com a chegada do novo iOS, é que as coisas ficam no ponto amadurecido que deveriam ter no momento de lançamento.

Segundo este rumor, o iOS 17 faz referência a seis iPhones com Dynamic Island, o que dá a entender que, depois dos iPhone 14 Pro e Pro Max deste ano, todos os quatro iPhone 15 deste ano deverão adoptar o sistema Face ID recortado no ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)