2023/01/24

iOS 16.3 chega com suporte para chaves de segurança FIDO

A Apple lançou o iOS 16.3, que adiciona aos iPhones o suporte para chaves de segurança físicas FIDO.

O iOS 16.3 vem com uma série de correcções e pequenas melhorias, mas o grande destaque vai para a segurança. Os iPhones passam a ter suporte oficial do sistema para chaves de segurança físicas.

Para uma empresa que tanto destaque dá às questões de segurança, a Apple demorou o seu tempo a adoptar algo que tem sido de importância crítica há vários anos pelos especialistas de segurança - os mesmos que também têm alertado que os SMS são completamente inseguros para efeitos de questões de segurança, e que têm visto esse alerta ser ignorado face ao factor "conveniência".

Para quem levar as questões da segurança a sério, depois de instalar o iOS 16.3, terá que ir a Settings > tocar no nome do utilizador > Password & Security > Add Security Key.
Poderão usar-se chaves FIDO USB (com adaptador Lightning-USB até que a Apple finalmente adopte USB-C nos iPhones, ou uma que tenha Lightning como a YubiKey 5Ci) ou NFC.

Será preciso ter duas chaves de segurança, mantendo uma como backup em local seguro. Já que, este mesmo processo que assegura a segurança da conta do utilizador, também pode com facilidade deixar o utilizador legítimo sem acesso à sua conta no caso de perder a chave ou esta se avariar.

Com as chaves activadas, sempre que seja necessário realizar algo que implique segurança acrescida, como aceder à conta, efectuar uma compra, aceder num novo dispositivo, etc., será necessário validar a operação tocando com a chave de segurança no iPhone (no caso de ser uma chave NFC).

Poderão ser usadas as chaves YubiKey 5Ci, YubiKey 5 NFC, YubiKey 5C NFC, Google Titan, e FEITAN ePass K9 NFC, entre outras que suportem a norma FIDO.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)